sábado, 3 de maio de 2008

ROCKURIOSOS IRON MAIDEN 3- QUAL A ORIGEM DO MASCOTE EDDIE?


No início a mascote Eddie (the head, ou a caveira) era apenas uma grande máscara que ficava no fundo do palco nos primeiros shows da banda, ao lado do logotipo da banda. A grande cabeça era conectada a uma bomba de ar que fazia com que ela fosse capaz de cuspir líquidos que banhavam Doug Sampson, Clive Burr ou quem quer que fosse o baterista. Os fãs deram ao boneco o nome de Eddie The Head, apelido baseado em uma piada bastante conhecida:
"Um menino chamado Eddie havia nascido sem braços, sem pernas e sem tronco, sendo apenas uma cabeça. Apesar de sua horrível deformidade os pais o amavam muito, cuidavam bem dele e sempre lhe davam presentes. Quando Eddie fez 16 anos um médico informou aos pais que podia dar um corpo a ele. Os pais ficaram felizes porque o filho ia afinal ter um corpo e seria uma pessoa normal. Ao chegarem em casa, muito excitados, disseram ao filho "Temos uma surpresa para você... o melhor presente de todos" ao que Eddie respondeu "Oh não... já sei... outra droga de chapéu..."
A cabeça no fundo do palco se tornou marca registrada da banda e quando da assinatura do contrato com a EMI o desenhista Derek Riggs foi contratado para dar um corpo a Eddie. A primeira aparição do simpático zumbi foi na capa do single Running Free. Mais tarde a máscara simples no fundo do palco foi substituída por bonecos cada vez maiores que chegam a dezenas de metros de altura e possuem movimentos. Além disso um Eddie de 3 metros de altura (uma pessoa fantasiada) costuma participar durante alguns minutos de todos os shows da banda.
Uma das aparições mais polêmicas de Eddie foi na capa do single Sanctuary, em que aparece matando a primeira ministra inglesa, Margareth Tatcher (a verdadeira donzela de ferro) com uma faca. A capa obviamente foi proibida e gerou uma série de processos contra a banda. Margareth Tatcher aparece novamente na capa do single Women in Uniform, desta vez espreitando Eddie.
Um fato curioso (entre tantos outros) sobre as capas dos discos e sobre Eddie é que a maioria das capas apresenta uma ordem cronológica. A partir da capa de Piece of Mind, por exemplo, Eddie teve seu cabelo raspado e foi lobotomizado, teve a cabeça aberta e depois fechada com alguns parafusos. Os parafusos aparecem em praticamente todas as gravuras a partir de então. Já na capa do single de Two Minutes to Midnight Eddie aparece vestindo um tampa-olho como se tivesse perdido um lado da visão e nas capas a seguir o olho que falta é substituído por um olho biônico (a partir da capa de Somewhere in Time).
Uma curiosidade pouco notada... na lápide da gravura do álbum Live After Death consta o nome verdadeiro de Eddie... Edward...

Nenhum comentário: